quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Balada de um palhaço estreia em Gurupi


O espetáculo Balada de um Palhaço é um projeto contemplado pela Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins – SECULT e Fundação Cultural do Estado do Tocantins – FUNCULT no edital PRÊMIO ARNAUD RODRIGUES, de Apoio à Montagem de Espetáculos de Artes Cênicas”. A peça, escrita pelo dramaturgo Plínio Marcos, enquanto estava internado em um hospital, é encenada pelos atores Fernando França eVinícius Martins, ambos da Cia. de Teatro FACETAS que a 5 anos desenvolve trabalho de pesquisa na arte de encenar, apresentado-se em escolas e comunidades carentes, o espetáculo tem direção de Brenno Jadvas que também atua no espetaculo.   
 
O projeto vem com uma vasta programação. Dia 8 na Abertura do ENCENART- Festival de Teatro do CEM Bom Jesus, dia 9 CEM Aryzinho às 8 hs e 14:30 hs, IFTO às 21hs, dia 10 no Centro Cultural Mauro Cunha aberto a toda comunidade às 19:30 hs, entrada somente 1 kg de alimento não perecível, finaliza no dia 12 CEFYA Paroquial e às 21 hs.
      
Uma comédia dramática que me seu enredo traz os dois personagens principais – Bobo Plin e Menelão – que trazem à tona alguns conflitos de interesse do mundo contemporâneo. Menelão, o ganancioso proprietário de um circo que capenga na falência, só pensa no lucro em cima da arte de fazer sorrir. Bobo Plin sofre os dramas de uma palhaço que vê o riso superficial na plateia, não se satisfazendo como provocador do riso. A contradição entre estes dois perfis cria a atmosfera surpreendente que vai do drama ao humor. 

Segundo o Ator e proponente do projeto Vinícius Martins, Balada de um palhaço, trata-se de um espetáculo de teatro com uma abordagem circense, onde os palhaços, Manelão e Bobo Plin, utilizam das técnicas de circo, com a figura do palhaço para levar o público à reflexão da realidade da atual sociedade, mesmo sendo um texto datado de 1986, este é muito atual, pois aborda questões cotidianas das relações humanas, que vai desde a relação patrão/ empregado até sua interação com o meio onde esta inserido.

Serão ministradas oficinas gratuitas na Rede Estadual de Ensino, nas escolas por onde o projeto passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário